A fantasia psicodélica das artes de Yoshitaka Amano





Amano é sem duvida, FORMIDÁVEL. O jeito que ele combina os estilos tradicionais japoneses e europeus, unidos a inspirações psicodélicas, expressa bem o imaginário clássico dessas culturas e cria uma arte híbrida e sem duvida, mais do que única.




Yoshitaka Amano foi um sujeito que se envolveu em vários trabalhos desde o início da sua carreira — e por coincidência eu adoro boa parte deles, então se liga na carga do currículo desse exímio senhor. Nos anos 60, ele trabalhou na animação de Speed Racer, e mais tarde, foi o character design de personagens no mínimo icônicos! Como exemplo, podemos citar Gatchaman ou o meu querido CASSHERN! Com isso, não demorou muito para que ele fosse reconhecido, e após ter deixado a Tatsunoko Productions, passou a trabalhar como ilustrador freelancer de muitas obras por aí.

TATAKAE, KYASHAN!!

Interessante é ver como foi a formação de artista do Amano. Ele sempre foi interessado pela cultura ocidental e por designs psicodélicos —  é até fã declarado de Peter Max, um artista pop americano cheio de trampo bacana. E é incrível como ele consegue trabalhar com tanta referência e formar algo tão singular. Isso deve inspirar bastante aqueles artistas que estão na fase de criar seu estilo próprio.

Como eu disse, boa parte do que Amano se envolveu, eu admiro demais. Alguns exemplos são: The Guin Saga, uma novel IMENSA que influenciou vários escritores ao redor do globo, principalmente no oriente.

Teve vários artistas envolvidos durante sua respeitável trajetória.


Le Masque du léopard.

Outro exemplo é Vampire D. Hunter, e esse merece muitos abraços por conseguir ser uma obra que trata do seu tema tão BEM, diferente de muitas do gênero por aí. Junto de Legacy of Kain, consegue ser uma das poucas coisas vampirescas que amo no mundo.



Ele trabalhou até mesmo com Sandman, mais precisamente em Sandman: The Dream Hunters, e devo dizer pra vocês que é uma experiência ímpar, essa leitura.



Mas, claro, onde ele provavelmente se tornou mais famoso no mundo pop foi na série que, apesar de todos os seus problemas, ainda consegue ser minha favorita no mundo dos games: Final Fantasy!

Logos fuckingsensacionais.


É, minha favorita...

Tudo bem que hoje eu tenho uns 50 passos atrás com ela...

...

... 51.

Mas isso é algo pra se discutir outro dia!

Foi quando nosso amigo bigodudo Sakaguchi o convidou para trampar com a artwork do primeiro FF, (junto das trilhas sonoras do senhor Nobuo Uematsu) que ele formou um dos times de produções mais incríveis e famosos de todos os tempos no mundo dos games. Mesmo separados hoje em dia, esses três ainda são impressionantes em seus trabalhos, e isso é uma verdade incontestável.

Uma curiosidade muito legal é que o Amano disse, em uma entrevista, que sua personagem favorita era a Terra, de Final Fantasy VI.

<3


Quero deixar claro aqui que eu não sou paquita do Amano, (tá, talvez um pouco) mas respeito e sou fã do Nomura também, acho que ele já fez trabalhos muito bons em sua carreira, principalmente antes dele virar um fanático por zipers. Ah, e sim, o rapaz do Ivalice Team também é admirável.

(des) Informações adicionais


Nos anos 80, Amano foi colaborador no Tenshi no Tamago (ou Angel Egg's), um filme animado que eu nunca vi, pois sou um ser em chamas idiota. Mas, logo verei, está na minha lista. Se você viu, me conte se é bom.

Ele também trabalhou como ilustrador em um projeto chamado "The Return of White Duke", onde tínhamos como o roteirista ninguém mais, ninguém menos, que Neil Gaiman, (com uma singela ajuda de David Bowie). É, o cacatua camaleão do rock, que até já possui um artigo muito do incrível escrito pelo meu parça do blog e maior fã que eu conheço, o Uor. E vocês podem conferi-lo AQUI.



Eu não sei bem o que rolou com esse projeto (acho que ninguém sabe), mas parece que ele ficou esquecido nos anais da V Magazine, revista a qual publicava o trabalho.

Em 2010, Amano montou um estúdio de animação chamado Studio Devaloka, e posteriormente anunciou um filme animado chamado Deva Zan.

Confiram o trailer...



Bom, se você leu ESSE meu artigo sobre Samurai Shamploo, ou ESSE sobre Takehiko Inoue, o autor de Vagabond, (e muitos outros) você deve imaginar o quão feliz eu fiquei vendo essa MARAVILHA de trailer com esse design sensacional do Amano e ainda com theme samurai.

Pois, me parece que esse filme foi cancelado e eu estou agora escrevendo esse artigo em posição fetal.

POR QUE, MUNDO?!

É tão pouca informação na internet que nem tenho confirmação oficial, mas também não tô aqui pra dar informação seu infeliz, isso aqui não é wiki, vai procurar por aí!

...

Mas, se achar, me conta aí, amigão!

Que foi, vamos lá...

Amano também tem sua própria série, intitulada de Hero, onde por sinal, Neil Gaiman até já fez ponta.

Outra trabalho bem interessante é o Elektra and Wolverine: The Redeemer, que me parece ser uma das mais notáveis de suas colaborações. Mas enfim, a wiki está lá pra você que tiver interessado! Eu recomendo demais, e espero que esse artigo te estimule a procurar, de verdade, todas essas obras. A trajetória desse artista é bem foda mesmo, são vários prêmios e bastante reconhecimento, exatamente o que se espera do oficialmente melhor designer de monstros do mundo!



Respeito MIL pelo leque de trabalhos desse cidadão, porque ele merece.

Considerações finais

Faltou algum trabalho do Amano que vocês acham que eu devia ter citado e estão me xingando com a mente nesse exato momento? Coloque aí nos comentários.

Foi realmente um prazer fazer essa galeria. Sugestões são sempre bem vindas e rages pelas piadinhas também. Curtam a page se quiserem ficar atualizados sobre o conteúdo do site, e se acharem pertinente, confiram as outras galerias! No mais, agora fiquem com essa viagem psicodélica pelas artes do Amano.

Espero que lhes inspirem como inspiram a mim, e até dia MIL procês!












Melhor versão dos Judges de todos os tempos





























































































































Postar um comentário

[facebook]

Flames

PedroTreck

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget